Quando eu era pequeno, menor que um grão de mostarda, eu via, anestesiado, às bicicletas, com seus devidos ocupantes montados nelas, se locomovendo por meio delas, sem pedalar! Eu não compreendia! Como pode uma bicicleta se mover sem que alguém pedale nela?
Quando eu cresci um pouco, e fiquei maior que um grão de mostarda, e aprendi a andar de bicicleta, pude entender aquilo. Aprendi a andar em uma Pro X do Mãozinha, altas bike, amarelinha. Com alguma prática, descobri que a força que movia as bicicletas sem que alguém pedalasse se chamava EMBALO. O embalo na bicicleta é o resultado da força despendida no ato de andar de bicicleta subtraída da quantidade de energia gasta pela bicicleta para locomover-se, dependendo das circunstâncias tais como aclive ou declive, curvas, retas, e etc.
Uma bicicleta roda variáveis trechos em distância dependendo das condições de cada circunstancia. Mas independente da distância percorrida, o embalo é indispensável.
Esses dias, Deus me levou a entender o embalo na vida do ser humano. Incrível! Ele me mostrou como o caso da bicicleta é aplicável ás nossas vidas, de tal forma que pude compreender. Já diziam alguns, que o semear é voluntário, mas que a colheita é obrigatória. Pois bem, talvez eu e você estejamos vivendo no embalo de nossas vidas. Talvez alguém tenha lhe empurrado ou você mesmo já tenha pedalado bastante, e é isso que está movendo sua vida: a força empregada em um momento anterior a esse. No seu trabalho você pode colher os frutos de algo semeado lá atrás, seja isso bom ou ruim. Nossas atitudes passadas justificam nossos momentos presentes, e hoje temos a oportunidade de mudar nosso futuro.
Vai saber, mas pode ser que sua ‘paz de espírito’ até esteja bem, você pode estar mais ou menos com o Pai de cima. Mas se isso é fruto das ações do passado, você deve começar a se preocupar, por que este momento deve acabar logo, pois bicicleta nenhuma anda pra sempre do mesmo embalo, nem descendo a serra da rocinha, uma hora a coisa vai parar. Quando parar você se dará conta que em algum momento falhou e que está devendo um novo estilo de vida a você mesmo. Seja honesto consigo mesmo, e volte a brilhar. Semeie coisas boas!
Encontre o caminho!